Jami - Junta Administrativa de Missões

Carta Informativa Miss. Mavyane

Baixar Carta em PDF

Carta Informativa Miss. Mavyane

 

주님의 마음 있는

Estar onde está o coração do Senhor

Informativo Missionário – Janeiro de 2024
Miss. Mavyane Baracho (JAMI- Coreia do Sul)

Ao olhar para trás e visualizar o ano de 2023, o meu coração se enche de alegria por tudo o que o Senhor fez, nesse ano, no meu ministério e vida pessoal. Posso cantar mais uma vez assim como cantei tantas vezes junto com os membros da CRU (Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo) ao longo desse ano “주님의 마음 있는 곳, 주님의 시선 있는 곳, 내가 있기 원하네 = Onde está o coração do Senhor, Onde estão os olhos do Senhor, eu quero estar lá (adaptação pessoal da canção “주님의 마음 있는 곳” cantada pelo grupo Isaiah6tyOne).

No início dessa jornada havia no meu coração apenas uma certeza de que onde quer que o olhar do Senhor estivesse, ali seria meu local de trabalho. Pois os olhos d’Ele de amor vão além de nossa visão humana. Deus não está interessado apenas em salvar os coreanos, mas está interessado em usar também nossas vidas para a salvação de outros povos que migraram para Coreia motivados por diversas razões. O nosso Pai de amor ama os russos, cazaquistaneses, turcos, iranianos, colombianos, indianos, mongóis e tantos outros povos espalhados pela península coreana.

Ao iniciar o curso de língua coreana, o que parecia apenas ser mais uma etapa de aprendizado e preparação para os trabalhos ministeriais no futuro e adaptação cultural, na verdade se tornou meu primeiro campo de trabalho missionário aqui na Coreia do Sul. Como sempre menciono no grupo de notícias do WhatsApp “Os campos estão brancos” …  *Ah, em tempo: se você ainda não está no grupo de parceiros e intercessores do projeto e deseja receber as notícias, mande-me uma mensagem no número +55 31 9 9504 -2294 dizendo que deseja receber notícias do Projeto Portas para que eu adicione você também ao grupo.

Em dezembro, celebrei com júbilo ao Senhor ter cumprido 60% de um dos objetivos a curto prazo do projeto “dedicar o primeiro ano de trabalho missionário ao aprendizado da língua coreana” e aqui estamos há 10 meses desde a minha chegada à Coreia.  Durante esse tempo completei com sucesso 03 níveis do curso de coreano, e agora estou no nível intermediário 02.Tenho sonhado  ministrar louvores nessa língua na igreja local assim como falar sobre Jesus (예수님) em coreano, com segurança, sem precisar de tradução.

Esse período em que estive vivamente dedicada aos estudos da língua, muitas relações de amizade e sementes da Palavra de Deus foram plantadas entre estrangeiros, principalmente, entre a minha comunidade universitária. Isso só enfatiza uma grande lição “é preciso usar os instrumentos que Deus colocou em nossas mãos”. No meu caso, no atual momento, minha língua de comunicação majoritária, a língua inglesa.

Foi em meio à necessidade de compartilhar as Boas – Novas com esse público universitário que foi criado o grupo “Free to Be”. Baseados em Romanos 8.15 queremos ser uma expressão da Maravilhosa Graça de Deus, que nos libertou da escravidão do medo e nos tornou filhas de Deus, a Quem podemos chamar “Aba, Pai”.

Esse desejo intenso de servir a Deus com intencionalidade motivou-me a investir tempo e lançar mão de todos os recursos disponíveis para aproveitar todas as oportunidades de servir 15 pessoas ligadas ao clube “Free to Be”. Reuniões de aconselhamento, estudos bíblicos, jantares e lanches, e preparação de 25 lembranças de Natal para compartilhar com os alunos da nossa universidade sobre o real sentido do Natal. O Senhor me deu a oportunidade de ministrar na vida dessas pessoas por meio de atos de serviço cristão aparentemente simples, mas carregados do amor de um Pai que aguarda ansiosamente pelo encontro com esses filhos e filhas.

Deus não se conteve apenas em me trazer aqui para ir em direção aos Seus filhos coreanos … pois, sabemos que a Bíblia afirma que “este evangelho do reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações” – Mateus 24.14a.

Nos últimos anos devido à exportação cultural coreana propagada pelo sucesso dos “ doramas” (novelas coreanas) e produções musicais, no mundo ocidental conhecida como Hallyu wave (한류 – onda coreana), o movimento imigratório em direção à Coreia tem sido interesse sem precedentes de muitos estrangeiros. Dessa forma, as possibilidades de evangelização desses povos são infinitas aqui, e especialmente tenho dado bastante ênfase aos povos provenientes de países fechados ao Evangelho.

Precisamos aproveitar essa oportunidade e essa tem sido minha oração:  que a Igreja Coreana comece um movimento em direção aos povos que estão vindo até nós. Porém, diante de todos esses caminhos promissores para a propagação do Evangelho, além povos nascidos na península coreana, em muitos momentos a incapacidade de compreensão da igreja coreana das reais necessidades e anseios dos estrangeiros ainda é um grande contraponto para o avanço evangelístico dessas minorias.

Portanto, eu, como missionária, e alguém “de fora” dessa cultura, tenho a capacidade de compreender perfeitamente os estrangeiros, afinal sou um deles. Assim têm surgido ocasiões favoráveis para demonstrar o amor do Senhor, por meio do serviço cristão à comunidade internacional em diversas esferas. Em uma das nossas últimas reuniões do ano com o pequeno grupo “Free to Be”, uma de nossas convidadas para o jantar de Natal me perguntou: Por que vocês nos dão comida de graça e fazem tantas coisas para nos servir? Atônita, respondi: Esse é o nosso trabalho! Mostrar o amor de Deus servindo os estrangeiros em nossa universidade.

A realidade é que muitas dessas meninas, que são alvos da ação do grupo, tiveram experiências desagradáveis com a igreja cristã local ou em seu país de origem, e algumas delas carregam feridas na alma em relação à instituição eclesiástica e sua liderança. Logo, olhares desconfiados e incertezas em relação à participação de eventos que promovemos fazem parte do meu cotidiano trabalhando com os estrangeiros. Na verdade, a pergunta feita para saber o motivo de tanta “bondade” tem o intuito de sondar nossas intenções, uma vez que há um crescente número de seitas sempre fazendo “boas obras” e tentando atrair os estrangeiros para o seu lado.

Por esse motivo, lidar com os estrangeiros nem sempre é um caminho tão simples. É preciso ganhar a confiança deles e, aos poucos, ir cuidando da terra para então plantar a semente, regar e acompanhar o seu crescimento. Mas, de certo que acompanhados pela presença do meu Bom Senhor, continuaremos firmes na propagação da mensagem do Evangelho até que o Espírito Santo mova os corações e o Senhor Jesus complete a sua obra salvadora nessas vidas.

Concluo agradecendo a cada igreja-parceira, parceiro individual, pastor, missionário, amigo e irmão em Cristo que tem caminhado junto comigo nessa missão. Saiba que seu apoio é muito importante para o Projeto Portas, pois Deus tem usado a sua vida também para juntos sermos luz aqui na Coreia do Sul. Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no Evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.3-6

 


 

Motivos de Oração 🙏🏽

1- Pelo discipulado e evangelismo pessoal aqui dentro do meu campus universitário. Que a Palavra do Senhor que tem sido plantada nos corações possa germinar e que Deus prepare outros corações para receber Cristo como seu Salvador;

2- Por minha igreja local aqui na Coreia, que tem me dado suporte nesse tempo de adaptação e aprendizado da língua.  E, de igual forma, por minha igreja- enviadora no Brasil (IBN Nova Vida/Ubatã-BA) e igrejas-parceiras. Que Deus continue abençoando cada irmão que tem contribuído, orado e apoiado o projeto;

3- Por minha saúde física, emocional e espiritual, especialmente nesse novo ano que se iniciou, pois temos novos alvos e oportunidades ministeriais. Minha oração é para que Deus continue fortalecendo cada área de minha vida para que eu possa servir de maneira excelente;

4- Pelo aprendizado da língua coreana, para que Deus continue me dando Graça para aprender a praticar a língua assim como pelo compartilhamento do amor e da graça do Senhor com os meus colegas e professores no meu dia-a-dia.

 


 

A sua parceria faz a diferença e nos faz ir mais longe … até a Ásia Oriental, Coreia do Sul.

Carta Informativa Miss. Mavyane

 

Em Cristo,

Miss. Mavyane

JAMI – CBN

 

 

Este site pode usar cookies para garantir que você tenha a melhor esperiência em nosso site.