Jami - Junta Administrativa de Missões
Aviva Albânia

Projeto Aviva Albânia

Glauco e Polyana

Missionários Responsáveis

Glauco e Polyana

Visão

Visão do Projeto:

Cooperar na expansão do Reino de Deus pela evangelização, discipulado, plantação e fortalecimento das igrejas na Albânia.

Missão

Missão do Projeto:

Glorificar a Deus, fazendo Jesus Cristo conhecido entre os albaneses, pela proclamação do Evangelho da Salvação pela Fé.

Objetivo

Objetivo do Projeto:

• Concluir o processo de estruturação da igreja em Rrëshen, inaugurada em 2020.
• Prosseguir com a evangelização e o discipulado no recém-formado ponto de pregação em Bulqizë.
• Cooperar com obreiros locais e outros projetos missionários no país.

Estratégia

Estratégia do Projeto:

• Manter a Fundação “Drita për Shqipërinë” (Luz para Albânia).
• Realizar atividades evangelísticas, cultos e acampamentos.
• Formar novos obreiros locais, corpo diaconal e líderes de louvor.
• Desenvolver projetos de ajuda humanitária aos necessitados.

Ações

Ações:

• Ensinar e evangelizar crianças albanesas, com lições bíblicas, atividades recreativas, acampamentos, Escolas Bíblicas de Verão etc.
• Desenvolver um trabalho de discipulado com moças e mulheres, utilizando aulas de artesanato, cuidados pessoais, culinária, gerenciamento do lar, entre outros.
• Trazer formação doutrinária e edificação espiritual aos irmãos albaneses pela ministração da Palavra, do Louvor e do Ensino Bíblico e Teológico.
• Cooperar com outros obreiros brasileiros com auxílio ministerial e tradução português-albanês.
• Envolver em ações sociais, como no Projeto “Saúde Alegre para os Balcãs” desenvolvido em parceria com a Fundação Presbiteriana Albanesa.

Projeto Aviva Albânia

Missionários Glauco e Polyana

O nosso despertamento missionário para a Albânia ocorreu de uma forma realmente extraordinária. No ano de 2010, o Senhor Deus utilizou um albanês para falar a respeito do seu país ao Pr. Glauco quando este fazia uma viagem à Itália. Por três vezes, ele repetiu o seguinte: “Você não vai à Albânia? Eu preciso que você vá à Albânia falar com os meus filhos!”. Assim, sob a tutela da JAMI-CBN, o Projeto Aviva Albânia nasceu.

Após o casamento com a Mis. Polyana, ambos chegaram à nação albanesa no dia 27 de novembro de 2012, para coordenar o Aviva Albânia, que tem o foco principal na plantação de igrejas e cooperação ministerial com outros trabalhos evangélicos naquela nação.

A Albânia é um país localizado no leste europeu, que tem uma história marcada por períodos bem especiais: (

a) segundo o relato bíblico de Romanos 15, Paulo menciona o Ilírico (a região europeia onde a Albânia se localiza atualmente), como campo de sua ação evangelística;

(b) infelizmente, o país passou por um processo severo de islamização durante 500 anos, nos quais houve a dominação do império Turco-Otomano;

c) finalmente, quando obteve sua independência, em 1912, o país foi palco de um dos regimes comunistas mais fechados do mundo, sendo conhecido como o primeiro país ateu em sua constituição (eles escreveram, “Nós não cremos em Deus”), proibindo e perseguindo todos os envolvidos com as diferentes expressões religiosas da época;

(d) com a queda do comunismo, em 1991, o processo de democratização começou de forma acelerada o que, além de outras possibilidades, também abriu oportunidade para que muitos missionários cristãos chegassem com o Evangelho de Jesus no país.

Hoje, a Albânia possui uma população de maioria muçulmana, ainda que sejam reconhecidos os direitos de culto de outros quatro grupos religiosos: os bektashis e as três maiores tradições cristãs (católicos romanos, católicos ortodoxos e evangélicos).

A igreja cristã evangélica possui um crescimento bem lento, apesar da grande explosão de conversões ocorridas na década de 90. Há poucos vocacionados nacionais, que mostrem uma total abnegação no serviço ao Senhor, pois, em geral, a sociedade albanesa é muito materialista e obcecada por estabilidade financeira e status social, o que também leva à migração em massa de jovens em busca de trabalho.

Também, a tradição religiosa familiar tem um impacto muito forte nos albaneses, o que faz com que haja resistência em certas regiões do país. Por conta disso, existem muitas cidades e vilarejos que ainda não possuem nenhuma presença evangélica o que, apesar da carência, não há uma expressão vívida de um desejo missional por parte das igrejas e dos cristãos nacionais.

Citamos duas realidades no nordeste do país, onde o Aviva Albânia serve atualmente: Rrëshen é uma cidade orgulhosa de ter sido o reduto católico albanês, mesmo em tempo de forte dominação islâmica e perseguição comunista. Ali, temos um trabalho de parceria na plantação de uma igreja, que conta com 4 (quatro) anos de inauguração. Bulqizë é uma outra cidade, mais no interior do país, que vive da extração mineral, possuindo uma população 100% muçulmana. Nessa localidade, novamente com um projeto de parceria ministerial, começamos um ponto de pregação, que conta com crianças, moças e senhoras.

Dessa forma, desde 2012, o Aviva Albânia tem trabalhado 1.com auxílio a obreiros locais; 2.em cooperação com diferentes projetos missionários e sociais; 3.no pastoreio da Igreja “Drita e Jetës” (“Luz da Vida”, de 2016 a 2022); 4.em parcerias na plantação de três igrejas, nas cidades de Mamurras, Rrëshen e Bulqizë; 5.na abertura da Fundação “Drita për Shqipërinë” (“Luz para Albânia”), a fim de dar suporte a obreiros, igrejas e atividades religiosas e sociais na nação; 6.além de realizar inúmeros trabalhos de evangelização, discipulado, tradução, ensino bíblico para crianças, adolescentes, jovens e adultos na Albânia.

A Albânia, localizada na Península dos Bálcãs, no sudeste da Europa, é um pequeno país com litoral adriático e jônico e o interior cortado pelos Alpes albaneses. O país tem muitos castelos e sítios arqueológicos. No centro da capital Tirana, encontra-se a Praça Skanderbeg, local do Museu de História Nacional, com exposições que abrangem peças que vão da antiguidade até o pós-comunismo, e a Mesquita Et’hem Bey, conhecida por seus afrescos. ― Google

Botão Contato

botão seja parceiro

Este site pode usar cookies para garantir que você tenha a melhor esperiência em nosso site.