Baixar Carta em PDF [of]
Informativo Missionária Ranielman- janeiro – 2025
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. I Tm 5.8
Paulo usou o modelo de uma família para descrever os relacionamentos na igreja. E no verso 8, Paulo descreveu cuidar das viúvas como cuidar da sua “própria casa”. Ele deixou muito claro que a caridade da igreja nunca deve substituir a responsabilidade de um filho.
Há também uma maldição sobre aqueles que negligenciam seus deveres para com os pais. Paulo disse a Timóteo que não cuidar de um pai necessitado era negar a fé e ter um comportamento “pior do que o infiel”.
Quando Paulo escreveu a Timóteo sobre a responsabilidade dos filhos para com seus pais, era no contexto da relação do ministro com a congregação.
Mesmo na situação difícil de uma repreensão necessária, o ministro não deveria esquecer a honra devida a essa pessoa como um membro na família de Deus. Nos tempos difíceis da idade avançada, enfermidade ou necessidade econômica de um pai, devemos da mesma forma ser diligentes em nossa responsabilidade de honrá-los como o quinto mandamento requer de nós. Afinal, Cristo veio para estabelecer a lei (Mt 5.17). Como podemos honrar nosso Pai Celestial enquanto desonramos nossos pais terrenos?
Queridos amigos e parceiros de ministério, que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja com cada um de vocês.
Venho trazer algumas notícias do nosso projeto em campo Português, mas antes, quero lembrar-lhes que sou muito grata a Deus por tê-los comigo nesta caminhada ministerial.
Como os irmãos bem sabem, o foco do nosso projeto é colaborar com a igreja local no fortalecimento e crescimento espiritual dos jovens e adolescentes, dando ênfase principalmente no ensino bíblico e discipulado por meio da pregação da Palavra. E depois de um tempo investindo no ensino, evangelização, discipulado, aconselhamento e capacitação dos jovens e adolescentes da Igreja Baptista Central de Braga.
Nos últimos meses tenho investido um pouco mais no treinamento de líderes, na instrumentalização e capacitação de líderes locais através de grupos de estudos bíblicos semanais realizados na Igreja, bem como em seminários locais.
Em 2024 também, em parceria com algumas igrejas locais, realizamos uma Conferência Missionária abençoada onde vimos a glória de Deus sendo evidenciada, trazendo despertamento e expandindo a consciência missionária de Igrejas de várias denominações de Braga.
Estivemos ainda organizando as programações de Natal e realizamos uma manhã especial com cantata e apresentações para glória de Deus.
Entretanto surgiu a notícia que a minha mãe não estava muito bem. Como já venho compartilhando com os irmãos, a minha mãe precisa fazer duas cirurgias no olho esquerdo, pois tem retinopatia diabética agressiva e uma catarata severa. Do olho direito ela praticamente já perdeu a visão, por isso precisa tratar com uma certa urgência o olho esquerdo para não ter perda total da visão.
Como ela tem sido acompanhada pelo SUS o processo está muito lento; ela ainda precisa fazer alguns exames e aguardar a marcação das cirurgias. Por isso, com a visão limitada, e as outras comorbidades que a idade lhe trouxe, temos percebido que ela anda muito deprimida.
A minha mãe tem cinco filhos, quatro homens e somente eu de mulher, sou a caçula da turma. E diante das circunstâncias atuais, tenho sentido a direção de Deus, bem como o apoio do meu pastor e do diretor da minha agência missionária, para retornar ao Brasil por um tempo, a fim de dar suporte emocional, físico e espiritual à minha mãe. Sendo assim, venho informar-lhes que estou retornando ao Brasil por alguns meses.
Com a graça de Deus o trabalho em campo tem sido uma bênção e muito produtivo, por isso deixamos as coisas muito bem organizadas e assistidas, tanto nos ministérios da Igreja local, no grupo de crescimento com a família de Portugueses, bem como nas escolas públicas onde leciono na cidade de Braga.
Quero então pedir o apoio e intercessão por esse tempo no Brasil, para que seja também produtivo para o Reino de Deus. Que o Senhor me permita ter um tempo de qualidade com a minha mãe, família e Igreja, e que eu continue sendo instrumento d’Ele para expansão do Seu Reino onde quer que eu esteja.
Em breve, se Deus quiser, retorno a Portugal para dar continuidade ao trabalho que já tem sido realizado, bem como implementar novos projetos que havíamos programado para iniciar em 2025. Tenho consciência de que ainda há muito a ser feito naquele campo tão carente, por isso, creio que em breve retornarei. Até lá, continuaremos nos comunicando e se o Senhor permitir, em breve, gostaria muito de poder visitá-los e prestar relatório pessoalmente.
Mais uma vez, muito obrigada por tudo até aqui. A sua parceria ministerial tem sido fundamental para o melhor desenvolvimento deste projeto
Deus os abençoe, contem sempre com as minhas orações.
Recebam meu abraço carinhoso.
Miss. Ranielman Sá