Baixar Carta em PDF
Carta Informativa por Missionária Mavyane outubro 2024
Ebenézer
Em meio a tantos desafios que enfrentamos aqui, amparados pela Graça divina chegamos aos meses finais deste ano. Ebenézer!
Todos os anos, novembro tem uma função muito importante na minha jornada cristã, não apenas por ser o mês no qual eu completo mais um ano de vida e tenho a oportunidade de refletir sobre a bondade do Senhor em minha caminhada, mas por ser um tempo de reflexão a respeito do ano que se finda e assim surgem novos planos e projetos a serem executados no ano que está por vir. Do mesmo modo que os israelitas quando venceram os filisteus levantaram uma pedra, a qual chamaram de Ebenézer, posso afirmar que esse mês é a pedra que ergo na minha jornada aqui na Coreia ao longo desse 1 ano e 7 meses “Ebenézer! Até aqui me ajudou o Senhor.” (1 Samuel 7:12).
Todos os que acompanham minha trajetória, durante esse tempo, sabem dos obstáculos que tenho tentado superar para aprender a língua local. Creio que minha autocobrança seja devido à experiência anterior, aprendendo inglês 09 anos atrás. Tem dias que são mais leves e descontraídos; noutros, a saudade de casa e os questionamentos envolvem meu coração. Num desses momentos, tive a oportunidade de encontrar com um pastor brasileiro que estava fazendo uma viagem pela Coreia para avaliar possibilidades ministeriais com sua família, num futuro próximo, e em uma de suas palavras de encorajamento ele me disse: – Fique firme! Não desista agora. Existem muitas pessoas que virão após você que precisam de sua persistência nesse momento. Senti naquele instante que era o próprio Deus usando aquelas palavras para me lembrar da tarefa que carrego.
Ao longo desse presente semestre, em meio aos momentos silenciosos que pareciam que mais ninguém me compreendia e o meu único desejo era me isolar, encontrei conforto no Senhor. Existe uma canção cristã que diz: Esta é minha oração por você. Para todos aqueles com almas cansadas. Mas, ainda tenha fé para pedir milagres. Escolhendo acreditar que Ele está no controle. Que seus olhos estejam sempre no Senhor, seu ajudador. Que você encontre seu refúgio no Senhor, seu abrigo. Que você o encontre mais perto do que um irmão todos os seus dias. (My Prayer For You- Alisa Turner).
Quero que todos vocês saibam (familiares, amigos e parceiros) que a presença do Senhor se manteve constante comigo, enquanto vocês oravam por mim. Eu sentia que alguém estava orando por mim, batendo na porta do céu, bem, eu sabia que tinha que ser alguém de joelhos orando por mim sempre que Deus abria um caminho, mesmo quando eu não sabia o que fazer, e exatamente quando eu precisava de um milagre, foram quando suas orações romperam o silêncio. Por isso, nunca desprezem o poder que há até mesmo na mais simples oração por um missionário no campo.
Desde setembro, me vi envolvida numa rotina extremamente atarefada, algumas vezes fatigada como Marta (Lucas 10:41), me senti exausta tentando conciliar estudo da língua coreana e 03 tarefas ministeriais de alta demanda com públicos distintos (célula e discipulado universitário, liderança de ministério de louvor e serviço à igreja local e aulas de inglês para alunos coreanos). Porém, apesar de toda correria, louvo ao Senhor por cada uma dessas oportunidades, pois sei que com a mudança de ciclos, no próximo ano, olharei para trás sem arrependimentos de ter gastado meu tempo e esforços enquanto fiz tudo isso por causa do Evangelho (1 Coríntios 9:22-23).
Dentre as atividades realizadas, durante esse período, gostaria de destacar a atuação na célula universitária “Free to Be”. Tivemos muitos eventos importantes como o piquenique em comemoração ao Dia de Ações de Graças coreano conhecido como “추석”, um momento importante de ministrar para as participantes do pequeno grupo a gratidão ao Senhor por todas as bênçãos em nossas vidas. Além disso, tivemos um tempo de encorajamento em nossas reuniões do mês de outubro, com a visita de 2 pastores falantes das línguas principais de nossas participantes (russo e inglês), e foi um momento muito precioso para nós, uma vez que nosso intuito sempre será de conectar nossas integrantes à igreja local.
Numa das tentativas de aproximar nosso público a nossos distintos ministérios internacionais da igreja, aproveitamos o retiro de outono do ministério de inglês para trazer 4 membros de nossa célula para um final de semana de louvor, comunhão e compartilhamento da Palavra de Deus. O tema do retiro foi “Identidade” e a minha oração pessoal foi para que Deus falasse fortemente aos corações de nossas convidadas assim como pedi ao Pai para que se revelasse pessoalmente a cada uma delas. Ao final de tudo creio que foi uma experiência singular para elas.
Um motivo de celebração dessa estação de outono é que assim como as folhas das árvores se transformam em cores vibrantes, de igual forma vimos Deus transformar uma situação incerta em uma bênção. Por alguns meses realizamos nossas reuniões de pequeno grupo em espaços de convivência da universidade, o que por muitos momentos foi muito desafiador por causa das distrações e barulhos. Mas, após orarmos por muito tempo, conseguimos conversar com um professor cristão, que conseguiu um espaço privado para nossas reuniões. Louvamos a Deus pela vida desse professor, pois como estrangeiras dentro de nosso campus não temos abertura para muitas coisas, no entanto, vimos Deus agir e abrir uma porta quando mais precisamos. “Peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a porta lhes será aberta. Pois todos que pedem, recebem. Todos que procuram, encontram. E, para todos que batem, a porta é aberta” – Mateus 7:7-8.
Assim, olhando para o que está adiante, prossigo minha caminhada em busca de cumprir a minha vocação em Cristo e ser um exemplo de fé para todos aqueles que tenho convivido diariamente.
Muito obrigada por sua fidelidade nas orações e contribuições pelo Projeto Portas. Alegro-me no Senhor por seu cuidado para comigo, desde o início dessa jornada. Desejo que a paz de Deus que excede todo o entendimento, guarde seu coração e mente em Cristo Jesus.
Ore comigo… 🙏🏽
- Para que as forças do mal que procuram impedir a propagação do Evangelho no meu campus universitário caiam por terra;
- Para que Deus me conduza e que o Espírito Santo ultrapasse as barreiras dos corações e encontre solos prontos para receber a Palavra de Deus;
- Para que eu permaneça firme e obtenha força e resistência vindas dos altos céus à medida que prego o Evangelho;
- Para que Deus restaure minha saúde – física, mental, emocional e espiritual, dia após dia;
- Para que Deus me proporcione momentos de paz e relaxamento para refrescar meu coração nesse final de ano.
Em Cristo,
Miss. Mavyane