(31) 3454-6106 | (31) 99615-2536 | [email protected] |      

Como ser um Missionário da JAMI?

Processo de Candidatura de Missionários

A tarefa da evangelização mundial foi confiada a Igreja que através de seus membros cumpre o mandato do Senhor “Ide e fazei discípulos de todas as nações. ”  A JAMI é a agência missionária transcultural da Convenção Batista Nacional-CBN facilitadora, viabilizadora e coordenadora no processo de levar a igreja local ao campo de missão transcultural por meio de seus missionários. O missionário é o braço da igreja nos campos do Senhor, por isso, o ser missionário não é uma opção profissional, é um crente vocacionado por Deus para o ministério da Palavra.

Veja abaixo os requisitos e os processos para se tornar um missionário da JAMI-CBN: 

  1. Ser nascido de novo (João 3.3-5)
  2. Ser maior de 18 anos.
  3. Ser saudável física, mental e psicologicamente.
  1. Ter profunda convicção da chamada para o ministério (Atos 26:16-17)
  2. Ser membro de uma Igreja Batista Nacional ou outra (Atos 13:1-2 )
  3. Ter experiência ministerial na igreja local de pelo menos 02 anos. Principalmente, se for servir em outra cultura. ( I Tim. 3:6,7 e 10).
  4. Ter curso bíblico.
  5. Ter firmeza e fundamentação bíblico/teológica compatível com as doutrinas e declaração de Fé da CBN, ter conhecimento da organização e administração eclesiástica da CBN e suas igrejas. ( I Tim. 4:13-16, II Tim. 3.14-17).
  6. Ser flexível para adaptar-se a outra cultura ou situações adversas ( I Cor. 20:23).
  7. Ser cheio do Espírito Santo e de fé demonstrados pelos frutos do Espírito ( Ef. 5.18).
  8. Ter a família integrada na obra missionária (I Tim. 3.4).
  9. Conhecer, comunicar e ensinar bem a Bíblia ( I Tim. 4.11-13).
  10. Ser capaz de reconhecer e analisar os costumes, crenças, religiões, línguas etc do povo com quem vai trabalhar e viver (Atos 17.16-31)
  11. Demonstrar equilíbrio emocional e domínio próprio (Gál. 5.22-23 e I Tim. 3.2,3).
  12. Demonstrar humildade e espírito de cooperação e trabalho em equipe (Gál. 6.2).
  13. Ter conhecimento satisfatório da situação sócio-político-econômica do lugar onde vai trabalhar (Atos 21,22 e 23).
  14. Fazer o curso oferecido pela JAMI/CETRAMI de Missão Transcultural como parte da seleção.
    O início do processo de credenciamento se dá com a APROVAÇÃO no curso do CETRAMI.

 

Saiba mais sobre os cursos na página do CETRAMI 

  1. A igreja do candidato solicita, por escrito, o ingresso e/ou filiação do missionário à JAMI assumindo sua responsabilidade moral, espiritual e financeira. Carta de Recomendação.
  2. O Candidato(a) apresenta-se à JAMI por  meio de testemunho esclarecendo seu chamado e seu desejo de ir ao campo missionário através da JAMI.
  3. Cópia da Ata da Assembleia da igreja que o envia ao campo como missionário e com o missionário da mesma.
  4. Cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento, Passaporte, Atestado de Bons Antecedentes, Inscrição no INSS,  foto 3×4.  e foto da família (para casados), Cartão internacional  de vacina contra febre amarela, Atestado Médico. ( Cópias )
  5. Currículo eclesiástico – histórico de sua vida de serviço no Corpo de Cristo.
  6. Fichas do Missionário, Declaração de Voluntário ( Modelo JAMI)
  7. Entrevista pela Diretoria da JAMI.
  8. Levantamento dos recursos financeiros para o sustento pessoal e para a realização do projeto aprovado pela JAMI. Todo recurso financeiro levantado deve ser ratificado em convênio com a JAMI. Lembramos que o sustento do missionário vem de Deus através da das igrejas da CBN e este sustento é oriundo de ofertas sacrificiais e doadas com amor, geralmente originadas de famílias assalariadas.

Enviar toda a documentação (cópia) para a Secretaria Executiva da JAMI.

Rua Alecrim, 12 – Bairro Jaqueline – CEP. 31748-445 – Belo Horizonte/MG

 

A diretoria da JAMI, após receber a documentação, avaliará e homologará ou não o credenciamento do missionário. Seja qual for o resultado comunicará à igreja do candidato.

** O Missionário é reconhecido, recomendado, pastoreado, sustentado e enviado pela Igreja. A JAMI é agência missionária parceira da igreja no treinamento, envio e acompanhamento do missionário.

 

Observação: Quando o missionário é credenciado na JAMI-CBN, assinar-se-á um Acordo de Parceria Missionária por 04 anos, sendo que os (02) dois primeiros são considerados período probatório (experiência) que poderá ser ou não renovado ou não.

Esse período é também chamado de Período Probatório. Se aprovado no Período Probatório e for do interesse da JAMI, do missionário e da igreja, o missionário passará a ser  Missionário Efetivo na JAMI-CBN.

 

*** O envio do missionário ao campo está condicionado ao levantamento do sustento integral, passagens e recursos para a instalação.

 

*** Comissionamento: antes da viagem do missionário é realizado um culto de comissionamento.

Quer fazer sua pré inscrição preencha o formulário abaixo: